“Tomar uma posição clara sobre as violações dos direitos humanos cometidas em nome da «guerra do terror», pede a amnistia Internacional à União Europeia por ocasião da cimeira com os Estados Unidos
“Tomar uma posição clara sobre as violações dos direitos humanos cometidas em nome da «guerra do terror», pede a amnistia Internacional à União Europeia por ocasião da cimeira com os Estados Unidos a amnistia Internacional (aI) já pedira em Junho de 2006, o fecho de Guantánamo. afinal até hoje, a União Europeia (EU) não apresentou soluções construtivas para acabar com aquele sistema de detenções ilegais. Segundo a organização para dos direitos humanos, actualmente, foi autorizada a libertação a um quarto dos cerca de 280 presos ainda detidos em Guantánamo.
Estas pessoas nunca foram acusadas de qualquer crime pelas autoridades dos Estados Unidos.como não podem reentrar nos seus países por causa do perigo de torturas, ficam presas por tempo indeterminado, com a violação das normas internacionais dos direitos humanos.
a UE e os Estados Unidos deveriam encontrar uma solução que ponha fim a Guantánamo e á derrota do estado de direito que aquele centro representa, declarou Nicolas Beger, director da secção da aI, junto da UE. Que melhor ocasião do que a cimeira em que George Bush está pessoalmente presente?. ambas as delegações encontram-se hoje em Brdo, na Eslovénia.