associações de imigrantes e organizações de direitos humanos manifestam-se contra a aprovação da futura lei europeia para o repatriamento de imigrantes ilegais, chamada “Directiva do Retorno”
associações de imigrantes e organizações de direitos humanos manifestam-se contra a aprovação da futura lei europeia para o repatriamento de imigrantes ilegais, chamada “Directiva do Retorno”Sábado, 14 de Junho, às 15,00 horas, realiza-se no Largo de São Domingos, em Lisboa, uma jornada de luta contra a Directiva de Retorno. a concentração terá lugar junto do Memorial da Tolerância, com o apoio de associações de imigrantes, de direitos humanos, sindicatos e de organizações de mulheres.
Conhecida como Directiva da Vergonha , a lei ficou acordada a 5 de Junho, com os ministros do Interior da União Europeia (EU), no Luxemburgo. a sua aprovação depende do Parlamento Europeu (PE), que pretende harmonizar a regulação das diferentes políticas de imigração dos 27. Será votada na sessão plenária do PE, agendada para Estrasburgo, de 14 a 17 de Junho.
Com a sua aprovação, a EU disporá de poderes para repatriar os imigrantes ilegais que se encontram no seu espaço. Deste modo os oito milhões de imigrantes indocumentados verão cada vez mais afastada a possibilidade de ver regularizada a sua situação.
Devíamos ter vergonha , destas medidas securitárias , xenófobas e racistas , afirmou Timóteo Macedo, responsável da associação Solidariedade Imigrante – SOLIM. E lembrou que hoje há mais portugueses a sair do que imigrantes a entrar que demandam o nosso País.