a UNICEF calcula que milhões de crianças estão sem escola. Mais de 13 mil foram seriamente danificadas e sete mil ficaram totalmente destruídas em Sichuan, China, depois do terramoto de 12 de Maio
a UNICEF calcula que milhões de crianças estão sem escola. Mais de 13 mil foram seriamente danificadas e sete mil ficaram totalmente destruídas em Sichuan, China, depois do terramoto de 12 de Maio a maioria das crianças está a tentar continuar os estudos em escolas improvisadas e sem condições, ou em tendas. as autoridades chinesas formaram uma comissão para, juntamente com a UNICEF, organismo para a Infância das Nações Unidas (ONU), averiguar as condições dos professores e alunos. a missão terminou a 3 de Junho e apontou as necessidades mais turgentes.
as prioridades inventariadas no relatório indicam a necessidade de construir abrigos provisórios e de tendas-escola. São necessárias casas de banho e infra-estruturas hídricas, fornecimento de material didáctico, formação de pessoal escolar para gerir os traumas sofridos pelas crianças.
Para facilitar o recomeço das actividades escolares, a UNICEF forneceu 1. 200 tendas-escola, 60 mil kits escolares para alunos e dois mil para professores. Enviou ainda 50 mil pares de calçado, blusões e indumentos de criança. Para as intervenções de emergência e sucessivos programas de reconstrução, a agência da ONU lançou um apelo para recolher 30 milhões de dólares.