Mais de uma centena de pessoas, deslocados e vítimas da violência, terminaram o seu curso e foram enviadas como animadores das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPERE
Mais de uma centena de pessoas, deslocados e vítimas da violência, terminaram o seu curso e foram enviadas como animadores das Escolas de Perdão e Reconciliação – ESPEREDurante 10 sessões, que decorreram nos últimos três meses, 107 pessoas foram capacitadas para se tornarem líderes da paz. Depois de deixarem de ser combatentes de grupos subversivos, foram treinados pela Fundação para a Paz para se transformarem em agentes de paz. Estão preparados para coordenar as actividades de cinco centros de reconciliação em Bogotá, na Colômbia.
Fundadores das ESPERE, os Missionários da Consolata pretendem abrir novos centros de reconciliação em Buga la Grande y San Vicente del Caguán. Esta maravilhosa experiência permite confirmar, cada vez mais, a certeza e a alegria de que sem perdão não há futuro, afirma o responsável das ESPERE.
O perdão e a reconciliação vão-se convertendo em condições sem as quais não é possível o desenvolvimento dos povos. Deste modo a missão aproxima-se de um dos eixos prioritários da missão de Jesus e da Igreja.