Regime de Robert Mugabe suspendeu as actividades de ajuda humanitária no Zimbabué. O ditador acusa as organizações de fazerem campanha a favor do seu opositor Morgan Tsvangirai
Regime de Robert Mugabe suspendeu as actividades de ajuda humanitária no Zimbabué. O ditador acusa as organizações de fazerem campanha a favor do seu opositor Morgan Tsvangiraiao aproximar-se a segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 27 deste mês, as organizações humanitárias viram suspensas as suas actividades, com graves consequências para os pacientes de sida. O representante da associação Nacional das Organizações Não-Governamentais teme que a suspensão faça aumentar o número de mortes de pacientes de sida ou contaminados pelo HIV por falta de assistência. Sem medicamentos, a situação dos doentes agravar-se-á. O número de mortes relacionadas com a sida, no Zimbabué, já ascende a três mil por semana.
a falta de alimentos também poderá provocar uma crise humanitária, alertam as Organizações Não-Governamentais (ONG). a maioria dos zimbabueanos nas zonas rurais depende da ajuda humanitária. Faltam os géneros de base, o milho e o óleo alimentar. a crise aumenta de dia para dia devido ao aumento vertiginoso dos preços.
O organismo das Nações Unidas de assistência às crianças, a UNICEF, calcula que mais de 185 mil crianças estão em risco, privadas de ajudas elementares. a atitude de Harare constitui uma violação dos direitos das crianças, que ficam fragilizadas sem assistência sanitária e alimentar, impedidas pelo governo de Mugabe.