«Do tempo livre à libertação do tempo», fruto das três primeiras Jornadas da Pastoral da Cultura é o documento que será apresentado em Lisboa a 19 de Junho e, em Fátima, no dia seguinte
«Do tempo livre à libertação do tempo», fruto das três primeiras Jornadas da Pastoral da Cultura é o documento que será apresentado em Lisboa a 19 de Junho e, em Fátima, no dia seguinteO biblista e presidente do Conselho Pontíficio da Cultura dará uma conferência a 19 de Junho, sobre a Bíblia – grande códice da cultura ocidental. Será na Universidade Católica de Lisboa, pelas 18h, com entrada livre.
Durante esta sessão será apresentado o documento que, no dia seguinte será apresentado em Fátima, durante as IV Jornadas da Pastoral da Cultura. O texto inaugura uma nova marca editorial – Cadernos do Sicómoro – que acompanhará as obras publicadas pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Na introdução, o presidente deste organismo e bispo do Porto salienta que este documentro é síntese da reflexão ao longo de três anos, sobre a temática do tempo livre. É o primeiro trabalho no género, tentando um desempenho oportuno e específico do seu encargo, dentro da Conferência Episcopal Portuguesa em que se integra.
Manuel Clemente salienta que sendo o tempo uma realidade humana, ao menos na sua dimensão psicológica, só é livre quando realmente liberta. Ou seja, não alienando o inalienável, a condição humana e a sua essencial complexidade, mas aprofundando-lhe a substância, até à suma simplicidade.