Bento XVI assinalou que o verdadeiro diálogo entre pessoas de diferentes crenças deve ter por base a ” transparência na busca da verdade, mediante a caridade e o respeito mútuo”
Bento XVI assinalou que o verdadeiro diálogo entre pessoas de diferentes crenças deve ter por base a ” transparência na busca da verdade, mediante a caridade e o respeito mútuo”as actividades da Igreja – defendeu aos participantes da assembleia Plenária do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso- devem ser permeadas de amor. É o amor que convida os cristãos a ouvirem os outros e promove a colaboração recíproca. Ele encoraja os irmãos a dialogarem com os seguidores de outras confissões religiosas e a propor, não impor, a fé em Cristo .
O Santo padre aconselhou os membros do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso a organizarem cursos de formação para grupos cristãos, especialmente para jovens seminaristas e agentes de pastoral. E apontou ainda que os encontros inter-religiosos devem ser um caminho de fé, e seus participantes devem ser bem formados na sua religião.