Oito mil quilómetros já percorridos, “calos, muitos calos e unhas partidas”. O português de 37 anos encontra-se actualmente na Turquia e aguarda visto para entrar na Síria. Partiu de Braga há oito meses
Oito mil quilómetros já percorridos, “calos, muitos calos e unhas partidas”. O português de 37 anos encontra-se actualmente na Turquia e aguarda visto para entrar na Síria. Partiu de Braga há oito mesesEstá em vias de tornar-se o primeiro peregrino da actualidade, a percorrer, de uma só vez e a pé, os três maiores santuários da cristandade: Santiago de Compostela (Espanha), Roma (Itália) e Jerusalém (Israel).
Já esgotou o o dinheiro que amealhou para os gastos com a peregrinação: mais de 25 mil euros. Restam-lhe ainda alguns donativos depositados por particulares e uma empresa, na sua conta: 600 euros estavam disponíveis esta semana.
Não sei se chegarei ao fim… , mas são os ecos que têm chegado ao blogue onde conta as etapas do dia que lhe têm dado força para chegar ao fim. Não, não é a fé, apesar de ser cristão e católico , diz o antigo estudante de Teologia, que realizou anteriormente peregrinações a pé rumo a Santiago de Compostela e Roma, em jeito de explicação para aquilo que o move.
De bordão na mão e mochila às costas, atira-se ao caminho com umas bolachas no estômago até descobrir sítio onde comer. Sem bússola, guia-se pelo sol e mapas. Mas nem sempre o esquema funciona. Na Sérvia, perdi-me por completo no meio das montanhas , descreve o peregrino.
Caminha diariamente 40 quilómetros, e ao chegar a Jerusalém, faltam menos de 900 quilómetros , tem de honrar uma promessa que fez a um croata: acender uma vela, a mesma que ele lhe deu, em memória da família que morreu na guerra.