ao fim de 16 anos de autosustentabilidade, o fundo da Pastoral Universitária portuense corre o risco de deixar de apoiar estudantes carenciados
ao fim de 16 anos de autosustentabilidade, o fundo da Pastoral Universitária portuense corre o risco de deixar de apoiar estudantes carenciadosO Fundo de Solidariedade da Pastoral Universitária (PU) do Porto está em risco, anunciou esta estrutura diocesana. De acordo com uma mensagem colocada no site da PU, ao longo destes 16 anos, o ofertório da Missa da Bênção das Pastas tornou-se contributo de relevo para a manutenção do Fundo , que apoia estudantes universitários carenciados.
No entanto, como reconhece a instituição, este ano, por razões várias (ligadas sobretudo ao próprio local da sua realização) , o que aí foi recolhido foi muito pouco . O que coloca a PU numa situação de urgência: Pela primeira vez em todos estes anos vemo-nos forçados a dizer não a casos de emergência que não deixam de chegar!
Relata a PU, que este Fundo de Solidariedade nasceu em Outubro de 1992 de um apelo lançado na Celebração de Início de ano [do ensino superior] por Gilberto Canavarro, bispo auxiliar da diocese à época. Na altura, o bispo pedia a concretização de um sonho: Esta vossa tradição convida-me a revelar-vos um sonho do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária. Trata-se de constituir um fundo de solidariedade em favor dos universitários mais carenciados. Este Fundo seria uma forma concreta de exercitar a vossa solidariedade e espírito de doação. Seria uma maneira de revelar a fecundidade do amor de Cristo. Confio-vo-lo. Dai-lhe corpo .
Perante o dilema de eventualmente extinguir o Fundo de Solidariedade , a PU do Porto desafia a dois gestos: Um contributo que, por pequeno que seja, junto com outros, possa engrossar a torrente desta solidariedade ; e um voto, on-line (até 4 de Julho de 2008), subscrevendo a causa do Fundo de Solidariedade, no concurso Causas Superiores, promovido pelo Canal UP, e cujo prémio (de € 2500, a atribuir à causa mais votada) nos permitiria honrar os compromissos já assumidos .
Outras informações complementares podem ser encontradas no site da Pastoral portuense.