Iniciativa junta igrejas e organizações ecuménicas numa “acção por uma paz justa na Palestina e em Israel”. Oração no dia 8 é momento central
Iniciativa junta igrejas e organizações ecuménicas numa “acção por uma paz justa na Palestina e em Israel”. Oração no dia 8 é momento central É tempo da Palestina , gritam no deserto da indiferença as igrejas e organizações que pertencem ao Conselho Mundial de Igrejas. a iniciativa arrancou na quarta-feira, dia 4, e prossegue até terça-feira, dia 10. Em Portugal, a Pax Christi é um dos movimentos que promove esta semana de sensibilização e acção por uma paz justa na Palestina e em Israel .
Segundo a organização, é tempo de palestinianos e israelitas partilharem uma paz justa, tempo de pôr fim a 60 anos de conflito, tempo de se libertarem da ocupação, tempo de gozarem de direitos iguais, e tempo de curarem as almas feridas .
a Pax Christi dirige um convite a todos os que se queiram associar, em grupo ou individualmente, para no domingo, dia 8, orarem com as Igrejas que vivem sob ocupação, utilizando uma oração especial de Jerusalém e, ainda, enviando por e-mail uma oração pela paz para Belém, enviado a partir de um site espanhol. algumas das mensagens enviadas serão lidas em Belém, também no sábado, na Praça do Presépio.
a acção Internacional das Igrejas para a Paz na Palestina e Israel, assim se chama a iniciativa, estende-se este ano a 17 países e conta com a participação ecuménica em muitos outros.