O Movimento Católico de Profissionais realiza mais um Encontro de Reflexão Teológica. Em ritmo de férias, com filhos, um espaço de “reflexão e descanso”
O Movimento Católico de Profissionais realiza mais um Encontro de Reflexão Teológica. Em ritmo de férias, com filhos, um espaço de “reflexão e descanso” a Igreja com espaço de comunhão e democracia é o tema proposto pelo Metanoia para o seu Encontro de Reflexão Teológica, que terá lugar este ano em albergaria-a-Velha (aveiro), de 26 a 29 de Julho.
Esta actividade, que o Movimento Católico de Profissionais apresenta como um encontro, tempo de reflexão e descanso , terá como ponto de partida as intervenções de antónio Matos Ferreira, historiador e professor da Universidade Católica e da Faculdade de Letras de Lisboa, ajudará a procurar discernir, em conjunto, a relação da experiência cristã, pessoal e comunitária, com a realidade histórica dos participantes do Encontro.
Segundo a organização, muitas vezes, em relação ao percurso cristão vivido por cada um, em particular na sua dimensão comunitária, oscila-se entre uma apreciação dessa experiência como insuficiente ou insatisfatória e uma posição de autocomprazimento ou de auto-suficiência . Por isso, a percepção histórica da experiência de Igreja permite conhecermos e tornarmo-nos sensíveis a percursos mais adequados e mais fiéis ao espírito evangélico .
Para além desta dimensão reflexiva do encontro, o Metanoia abre este espaço a todos, convivendo com os mais novos, em particular com os filhos dos participantes, para os quais se propõe, nestes dias, um programa de férias em grupo .
O Encontro de Reflexão Teológica terá lugar na Casa Diocesana de Nossa Senhora do Socorro, em albergaria-a-Velha, a partir das 12 horas de sábado, 26 de Julho, até ao almoço de terça-feira, 29 de Julho. Mais informações podem ser obtidas no site do Metanoia.