Os 193 países encerram os trabalhos em Roma com uma declaração em que se comprometem a “lutar por todos os meios” contra a crise alimentar
Os 193 países encerram os trabalhos em Roma com uma declaração em que se comprometem a “lutar por todos os meios” contra a crise alimentar a declaração final ocorrerá às 17h, em Roma (16h em Lisboa). as últimas negociações estão a ser efectuadas. Estamos optimistas, os últimos desenvolvimentos mostram que se está a chegar a um consenso, em particular sobre os biocombustíveis , afirmou uma fonte próxima da organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO), citada pela Lusa.
Os países chegaram a uma base mínima de entendimento a favor de um comércio agrícola mais equitativo , adiantam fontes da France Press. O consenso passa por colocar em prática um sistema de avaliação dos biocombustíveis a fim de conhecer melhor o impacto das bioenergias sobre a segurança alimentar , adiantou Kieth Wiebe, encarregado do desenvolvimento agrícola na FaO.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, abriu os trabalhos da cimeira denunciando as políticas alimentares que empobrecem os vizinhos e apelou aos países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para que encontrem rapidamente um acordo de liberalização do comércio agrícola.