O presidente da recém-constituída associação ateí­sta Portuguesa (aaP) lamenta que a Igreja católica tenha realizado uma “peregrinação contra o ateí­smo na Europa”
O presidente da recém-constituída associação ateí­sta Portuguesa (aaP) lamenta que a Igreja católica tenha realizado uma “peregrinação contra o ateí­smo na Europa” a carta dirigida ao presidente da Conferência Episcopal Dr. Jorge Ortiga e assinada por Carlos Esperança assinala que no dia 13 de Maio, o senhor cardeal Saraiva Martins, pesquisador de milagres e criador de beatos e santos, presidiu em Fátima à ‘peregrinação contra o ateísmo na Europa’ .
O responsável defende que dividem-nos profundas divergências de carácter filosófico e uma visão antagónica da criação: Mas – continua – nada justifica que não possamos ter uma relação urbana entre adversários que, jamais, devem ser inimigos .
Na missiva, o presidente da aaP insurge-se contra o facto de, recentemente, o cardeal-patriarca de Lisboa, ter considerado o ateísmo o maior drama da humanidade . Para nós, ateus, homens e mulheres que vivemos bem sem Deus, os grandes dramas são a fome, as doenças, as guerras, o terrorismo, a pobreza, o analfabetismo e os cataclismos naturais. Nunca veríamos nas religiões ou numa corrente filosófica ‘o maior drama da humanidade’, e sabemos como as primeiras os provocaram e ainda provocam.
E finaliza: Nós, ateus, somos a favor da liberdade, da democracia, do livre-pensamento e da ciência, contra o obscurantismo, a mentira, o medo e o pensamento único. Somos contra a xenofobia, o racismo, o anti-semitismo e qualquer forma de violência ou de discriminação por questões de raça, religião, nacionalidade ou sexo .