Está programada a leitura continuada do texto bí­blico, “noite e dia”, por ocasião do Sinodo dos Bispos dedicado à Palavra de Deus. é uma manifestação com o título ” a Bíblia dia e noite”
Está programada a leitura continuada do texto bí­blico, “noite e dia”, por ocasião do Sinodo dos Bispos dedicado à Palavra de Deus. é uma manifestação com o título ” a Bíblia dia e noite” a leitura integral da Bíblia NO STOP, 24 sobre 24 horas, percorrerá todo o texto sagrado, do Génesis ao apocalipse. a manifestação ocorrerá na Igreja de Santa Cruz de Jerusalém e durará cerca de uma semana. O Papa iniciará a leitura com a primeira página do Génesis. Quem pretender participar na leitura terá de se inscrever para ler um dos cerca de mil textos em que a Bíblia foi repartida.
a iniciativa foi anunciada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, Gianfranco Ravasi. O prelado frisou que a iniciativa está ainda em elaboração, sublinhando o valor de iniciativas deste género. São tentativas para reconduzir ao nível popular um texto que demasiadas vezes foi considerado demasiado remoto ou sacro e, por conseguinte, pouco propício a entrar dentro da praça pública, em casa, ou no quotidiano.
É preciso trabalhar para uma re-apropriação da Bíblia como componente que se deve conhecer, se se for crente, como lâmpada para os passos do caminho da vida, explicou o presidente do organismo vaticano. Se se não é crente, como grande código da cultura ocidental ou também como estrela polar do étos e do comportamento.
Relativamente a iniciativas populares para o conhecimento e difusão do texto bíblico, Gianfranco Ravasi esclareceu: É preciso impedir que o texto perca a sua alma profunda. Não se deve tornar simplesmente um elemento de espectáculo, de curiosidade, mas deve conservar toda o seu poder, toda a sua força de provocar como texto que tem em si um potencial de transcendência sagrada para o crente ou não. Estas iniciativas populares devem sempre manter um certo rigor, evitando qualquer aspecto banalizador.