a cimeira da FaO sobre segurança alimentar está no segundo dia. Concluir-se-á amanhã, 5 de Junho, com as declarações finais dos chefes de estado e de governo presentes
a cimeira da FaO sobre segurança alimentar está no segundo dia. Concluir-se-á amanhã, 5 de Junho, com as declarações finais dos chefes de estado e de governo presentesEstão presentes 183 delegações de todo o mundo. as organizações não-governamentais e os jornalistas terão um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon. O seu antecessor à frente da ONU, Kofi annan, será um dos protagonistas do dia com a assinatura de um protocolo entre a aliança de uma revolução verde (aGRa) e os responsáveis das três agências da ONU: FaO, IFaP e PaM).
Da parte da tarde estão previstas mesas redondas sobre diversos temas, tais como bioenergia e segurança alimentar, mudanças climáticas, preços dos alimentos e doenças transfronteiriças de animais e plantas.
Duas figuras da actualidade e, ao mesmo tempo, duas visões diferentes do mundo foram vedetas no primeiro dia: Ban Ki-moon e ahmadinejad, líder iraniano. O primeiro lança um apelo ao mundo para aumentar a produção de cereais em 50 por cento nos próximos 20 anos; o outro atraca a ONU e continua a falar da destruição de Israel, cada vez mais distante da comunidade internacional e de qualquer forma de diálogo.
Confrontam-se a vontade de construir um caminho entre enormes dificuldades que avassalam o mundo e o isolamento voluntário com o não reconhecimento dos organismos internacionais. São duas visões diametralmente opostas do mundo apresentadas nesta grande cimeira mundial.