Comemora-se a 11 de Junho de 2008, o centenário do nascimento do beato Francisco Marto. O vidente das aparições de Fátima ficou conhecido por ser aquele que gostava mais de rezar a Jesus escondido
Comemora-se a 11 de Junho de 2008, o centenário do nascimento do beato Francisco Marto. O vidente das aparições de Fátima ficou conhecido por ser aquele que gostava mais de rezar a Jesus escondidoO Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, apresenta na sua exposição permanente a Sala dos Pastorinhos que conserva autênticas relíquias dos videntes, entre elas o barrete do Beato Francisco Marto. Este e outros objectos foram oferecidos aos Missionários da Consolata em 1956 pelo pai dos videntes, Manuel Pedro Marto (1873-1957), grande amigo de João De Marchi, padre missionário da Consolata que abriu o Instituto Missionário da Consolata em Portugal e autor de vários best-sellers sobre as aparições.
O barrete do Beato Francisco Marto é, sem dúvida, o mais admirado. Ocupando o centro da sala, num ambiente escurecido, apela à meditação que tanto este pastorinho de Fátima apreciava, rezar ao Jesus escondido .
Para além destes objectos, encontram-se alguns terços, trajes do doador e uma pedra do túmulo da Jacinta e Francisco que seu pai guardou religiosamente após a trasladação dos irmãos do cemitério paroquial de Fátima para a Basílica.
O Padre Luís Kondor, o postulador das causas de beatificação de Jacinta e Francisco, ofereceu também um pequeno relicário com partículas dos ramos da azinheira e dos caixões dos beatos.
Para conhecer melhor estes objectos, faça-nos uma visita. O Museu de arte Sacra e Etnologia está aberto diariamente, excepto à segunda-feira, das 10h00 às 19h00 entre abril e Outubro e das 10h00 às 17h00 de Novembro a Março.
Francisco Marto nasceu a 11 de Junho de 1908, em aljustrel. Foi baptizado a 20 de Junho de 1908. adoeceu vítima da pneumónica em Dezembro de 1918 e faleceu em aljustrel às 22 horas do dia 4 de abril de 1919. Foi enterrado no cemitério de Fátima e depois trasladado para a Basílica, em 13 de Março de 1952.
a sua grande preocupação era a de consolar Nosso Senhor . O espírito de amor e reparação para com Deus ofendido, foram notáveis na sua vida tão curta. Passava horas a pensar em Deus . Ele foi um contemplativo.
O Santuário de Fátima irá iniciar as comemorações do centenário do nascimento do Beato Francisco Marto a partir do dia 10 de Junho de 2008, por ocasião da Peregrinação das Crianças a Fátima (que decorre sempre a 9 e 10 de Junho). O ciclo comemorativo decorrerá até 10 de Junho de 2009.