Hoje, 3 de Junho, celebra-se a festa dos Mártires da Uganda, onde peregrinos do Quénia rezam pela paz e reconciliação nacionais
Hoje, 3 de Junho, celebra-se a festa dos Mártires da Uganda, onde peregrinos do Quénia rezam pela paz e reconciliação nacionaisMuitos cidadãos do Quénia deslocam-se hoje a Namugongo no Uganda. Vão pedir a intercessão dos Santos Carlos Lwanga e companheiros em favor do seu país, onde o tribalismo causou morte, destruição e tanto sofrimento. Utilizam os transportes públicos, para se juntarem a um grupo de peregrinos que partiu de Nairobi a pé, há mais de uma semana. Caminharam os seiscentos quilómetros que os separam do santuário dos santos mártires.
além do sacrifício da longa caminhada este pequeno grupo de destemidos estabeleceu as etapas da sua viagem nos lugares onde maior foi a crise social e política dos últimos meses. Todos esses lugares encontram-se perto da estrada que liga Nairobi a Campala. alguns desses pontos de maior atrito e dor são Naivasha, Nakuru, Molo, Eldoret, Monte Elgon e Kisumu. Foi precisamente aí que os peregrinos estabeleceram as suas paragens, fazendo contacto com os desalojados e rezando com eles.
Devagarinho o Quénia está a voltar à normalidade. Mas há feridas que só uma intervenção divina pode sarar, especialmente, o ódio latente em muitos corações. O gesto simples e profundo destes peregrinos é mais um passo em direcção à reconciliação nacional.