No Chade e República Centro-africana, crianças-soldados vão ser libertadas e reintegradas nas famílias e comunidades. Mas há ainda muitas recrutadas por grupos militarizados
No Chade e República Centro-africana, crianças-soldados vão ser libertadas e reintegradas nas famílias e comunidades. Mas há ainda muitas recrutadas por grupos militarizadosO Chade concordou em libertar todos as ex-crianças-soldados mantidas em prisão, enquanto que grupos rebeldes na República Centro-africana se comprometeram também a libertar crianças que militem nas suas fileiras, afirmou uma alta representante das Nações Unidas.
Foram dadas garantias de que as partes envolvidas no conflito acordaram em libertar as crianças nos dois países , disse a representante especial da ONU para as Crianças e os Conflitos armados, Radhika Coomaraswamy. O próximo desafio será o de reintegrar as crianças nas suas famílias e comunidades , acrescentou.
No Chade, o Governo concordou em deixar que as agências da ONU visitem acampamentos do exército e centros de formação, para verificarem as presenças e identificar crianças-soldados. Coomaraswamy fez notar, no entanto, que os grupos rebeldes chadianos não se comprometeram a não fazer qualquer recrutamento, continuando, segundo fontes no terreno, a recrutar um grande número de crianças .