a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) manifesta a sua “extrema preocupação” face à “barbárie” contra os estrangeiros, na África do Sul
a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) manifesta a sua “extrema preocupação” face à “barbárie” contra os estrangeiros, na África do SulOs bispos manifestam a preocupação em consequência do aumento da intimidação, violência e morte a que eles estão sujeitos , assinalam. Mais de 40 moçambicanos foram gratuitamente linchados até à morte , referem os prelados, o dobro das vítimas apontadas pelas autoridades moçambicanas no seu último balanço oficial, hoje divulgado.
Os bispos falam do regresso inesperado de mais de 30 mil moçambicanos que tinham ido trabalhar [para a África do Sul] em busca de melhores condições de vida para si e seus familiares , muitos dos quais foram despojados dos seus haveres . as causas da fúria dos cidadãos sul-africanos contra os imigrantes são a degradação da condição social, distribuição desigual da riqueza e a exploração da mão-de-obra barata estrangeira em detrimento de trabalho e salários justos reivindicados pelos sul-africanos .
a CEM apela ao governo para que compense todos aqueles que perderam os seus bens nesta onda de xenofobia e que, deste modo, viram o seu futuro e o das suas famílias seriamente comprometido . E pedem às autoridades de Moçambique para que formulem um plano exequível que concretize as melhores práticas de reintegração social dos moçambicanos que fugiram da xenofobia na África do Sul.