Representante e embaixador do Guiúa, Diamantino antunes explica o sentido da geminação. Cónego antónio Janela responde com gesto expressivo, despindo a casula e entregando-a ao pároco do Guiúa
Representante e embaixador do Guiúa, Diamantino antunes explica o sentido da geminação. Cónego antónio Janela responde com gesto expressivo, despindo a casula e entregando-a ao pároco do GuiúaDiamantino antunes tomou a palavra nas missas dominicais da paróquia da Portela no fim-de-semana de 1 de Junho. Veio de Guiúa, da diocese de Inhambane, Moçambique, como resposta ao convite de geminação, que lhe foi dirigido. Esteve toda a semana na Portela para dar a conhecer aos vários grupos a riqueza maior dos cristãos do Guiúa: O testemunho de tantos cristãos que no meio das limitações e da repressão, se mantiveram fiéis a Cristo e à Igreja.
Guiúa tem um centro de formação que acolhe famílias enviadas para completar a sua formação cristã para quando regressarem ás suas localidades de origem serem evangelizadores, mas também agentes de desenvolvimento. Diamantino antunes testemunha que maridos e esposas têm uma grande sede de saber para o colocarem ao serviço das suas comunidades.
Duas Igrejas irmãs, pela geminação, conhecendo-se, partilhando os sues dons, tornam-se mais fortes, afirmou Diamantino antunes. Durante a semana passada na Portela, vi e testemunhei a vitalidade de tantos grupos, a oração e dedicação. E acrescenta: Como representante e embaixador do Guiúa, tive ocasião de constatar que a Portela é uma paróquia rica e consolidada.
Entre a Igreja de Portugal e Moçambique existem vínculos profundos derivantes da história, mas sobretudo da fé. Não se romperam com a independência. a Igreja em Moçambique não é subproduto do colonialismo, como muitos pensaram e quiseram fazer crer. a geminação é uma expressão desta ligação que sendo efectiva e afectiva, se exprime em actos concretos.
O cónego antónio Janela quis fazer um gesto concreto. No final da missa do dia domingo, 1 de Junho, despiu o paramento e vestiu o pároco do Guiúa com ele, convidando-o a dar a bênção ao povo. Um sinal significativo que exprime o espírito da geminação de duas paróquias irmãs: Portela e Guiúa.
Foto: Cónego antónio Janela, pároco da Portela, saúda a comunidade cristã, tendo ao seu lado direito Diamantino antunes, pároco de Guiúa, Moçambique, e ao seu lado esquerdo Mário De Carli, ambos missionários da Consolata