a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos vai denunciar nos tribunais nacionais e internacionais a “perseguição que está a ser feita no alentejo aos ciganos nómadas”
a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos vai denunciar nos tribunais nacionais e internacionais a “perseguição que está a ser feita no alentejo aos ciganos nómadas”Frei Francisco Sales Diniz fala de atentado contra os direitos humanos e a Constituição Portuguesa a forma como as autoridades estão a tratar esta etnia. Nas jornadas da Pastoral dos ciganos do nordeste transmontano, o responsável salientou que mal os ciganos aparecem dentro dos limites dos concelhos alentejanos, são expulsos e, às vezes, com violência .
É preciso denunciar os autarcas que ordenam estas expulsões, as polícias que as executam e o Estado português que não faz nada , afirmou Sales Diniz. apesar de já se verificar há algum tempo, têm-se agravado , disse em Bragança, considerando que o anti-ciganismo português é mais evidente no alentejo . a denúncia desta situação junto dos tribunais Europeu e Internacional dos Direitos do Homem é uma possibilidade
O nordeste transmontano foi apresentado como bom exemplo de integração, principalmente no meio rural, e atenção às condições de vida desta comunidade. a Pastoral dos Ciganos vai promover a criação de uma Fundação Cigana, como a que já existe em Espanha, para dar apoio a nível jurídico para estas questões.