Pobreza Zero promove texto online que pede “medidas imediatas” para ajudar os pobres a minorar os efeitos da crise de alimentos e do preço dos combustí­veis
Pobreza Zero promove texto online que pede “medidas imediatas” para ajudar os pobres a minorar os efeitos da crise de alimentos e do preço dos combustí­veis a promoção de medidas imediatas para diminuir os impactes da crise alimentar junto dos mais pobres consta da petição que a Pobreza Zero. O grupo de Portugal está a patrocinar uma campanha no seu site na Internet.
O texto será entregue já na terça-feira, 3 de Junho, na reunião da Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO, na sigla inglesa). É dirigida aos líderes do grupo dos oito países mais industrializados do mundo (G8), da ONU, da União Europeia e de Portugal.
adverte a plataforma de organizações, que no nosso país reúne organizações não-governamentais como a amnistia Internacional – secção portuguesa, a Médicos do Mundo – Portugal, a Oikos e a Quercus, que além de sobrecarregar o já reduzido orçamento das classes mais baixas e dos 800 milhões de pessoas que sofrem de fome crónica, esta crise traz a fome a mais 100 milhões de pessoas . Lembra a Pobreza Zero, que do Bangladesh ao Haiti, a população mundial está a protestar, literalmente lutando pela sobrevivência . E exemplifica: Só na Serra Leoa o preço do arroz duplicou, deixando 90% da população abaixo do limiar de pobreza .
Por isso, entende a plataforma: Tanto acções humanitárias, quanto reformas no sistema comercial agrícola são necessárias para minorar os efeitos da crise . O texto pode ser assinado no site acima indicado e a petição será entregue, para além da conferência da FaO, noutros encontros políticos de alto nível que terão lugar até final de Julho de 2008.