Relatório da organização fala em “muitas centenas de militantes”, detidos por participarem em manifestações contra a administração marroquina no território
Relatório da organização fala em “muitas centenas de militantes”, detidos por participarem em manifestações contra a administração marroquina no território a amnistia Internacional denunciou a prisão de muitas centenas de militantes sarianos em manifestações pacíficas contra a administração marroquina do Sara Ocidental. a denúncia está incluída no relatório sobre a situação dos direitos humanos no mundo, relativo ao ano de 2008, que coloca à cabeça dos países com mais violações os Estados Unidos – por manter cativos centenas de homens sem culpa formada, na base aérea de Guantánamo – e a Colômbia, por causa da guerra civil entre as forças governamentais de Bogotá e os guerrilheiros das FaRC.
No seu relatório Situação dos direitos humanos no mundo, a amnistia chama a atenção para o território encravado entre o oceano atlântico, a argélia, a Mauritânia e o Sul de Marrocos, país que ocupou a região à força. ao evocar os militantes detidos, o texto adianta que, de entre eles, muitos terão sido torturados ou maltratados durante o seu interrogatório pelas fprças de segurança marroquinas. Nos detidos há também estudantes, que foram agredidos, sustenta a organização não-governamental.
Como nos anos anteriores, os defensores sarianos dos direitos humanos foram acossados, acrescenta a amnistia. O secretário-geral da associação das Vítimas de Violações Graves dos Direitos Humanos, Brahim Sabbar, e outros militantes como ahmed Sbai e Mohamed Tahlil são exemplos citados desse assédio e pressão, condenados a penas de prisão.