Mais de 460 imigrantes ilegais em Portugal “regressaram voluntariamente” aos países de origem entre Dezembro de 2006 e abril de 2008
Mais de 460 imigrantes ilegais em Portugal “regressaram voluntariamente” aos países de origem entre Dezembro de 2006 e abril de 2008 a subdirectora Regional de Lisboa, Vale do Tejo e alentejo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) afirmou que, desde o início do Projecto SURRI a – Sustentação do Retorno – Rede de Informação e aconselhamento já foram apoiados 465 imigrantes a deixar voluntariamente Portugal . Só em 2007, o SEF promoveu o regresso voluntário de 278 estrangeiros , com principal adesão dos cidadãos brasileiros [194] , que representaram cerca de 60 a 70 por cento do total de retornos voluntários registados , adianta Maria Emília Lisboa.
Seguem-se, segundo a responsável, os nacionais de angola com 29 retornos voluntários no ano passado, Ucrânia [12], Cabo Verde [10] e Cazaquistão [7] . Estes valores representam um aumento de 60,7 por cento face a 2006, ano em que se registam 173 regressos voluntários , referiu.
a maioria são homens e jovens, cujo motivo principal é a falta de emprego, dificuldades de regularizar a sua situação documental e com problemas vários, como familiares, de integração ou língua. O processo – sublinha a responsável – é muito vantajoso, barato e facilitador para o estado, mas também para o imigrante. além de assegurar um afastamento mais humano, o estado suporta os custos inerentes à viagem, concede um subsídio de viagem e cobre outras despesas necessárias como o alojamento temporário e acompanhamento médico.