Violência xenófoba na África do Sul e eleições no Zimbabué provocam reunião extraordinária no Japão com 40 chefes de estado e de governo da África austral
Violência xenófoba na África do Sul e eleições no Zimbabué provocam reunião extraordinária no Japão com 40 chefes de estado e de governo da África australOs chefes de estado e de governo dos países aderentes à Comunidade para o Desenvolvimento da África austral (SaDC) são convidados do Japão para analisar as relações com este país asiático. aí promovem uma reunião extraordinária, onde a violência xenófoba na África do Sul e o escrutínio da segunda volta das eleições no Zimbabué estão em cima da mesa.
a crise sul-africana já causou mais de meia centena de mortos e dezenas de milhar de deslocados. a maioria são cidadãos imigrantes das nações da região austral. Os estrangeiros estão a regressar aos milhares aos seus países de origem, fugindo à violência xenófoba desencadeada na África do Sul.
Os observadores sublinham a relação entre a situação sul-africana e os desenvolvimentos das eleições do Zimbabué. Um escrutínio calmo e correcto na escolha do novo presidente, que seja reconhecido por todas as partes, favorecerá a estabilidade do país. Deste modo evitará o aumento do fluxo migratório para a África do Sul e para outros países da região.