Celebra-se a 29 de Maio o 60º aniversário das operações de paz da ONU. Uma missão que utilizou mais de 100 mil homens e mulheres em áreas de conflito
Celebra-se a 29 de Maio o 60º aniversário das operações de paz da ONU. Uma missão que utilizou mais de 100 mil homens e mulheres em áreas de conflitoVêm de cerca de 120 países, um recorde absoluto, que reflecte a confiança nos soldados da paz das Nações Unidas, lembra o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na mensagem para a ocasião. Vêm de nações pequenas e grandes, ricas e pobres, algumas delas recentemente atingidas também por conflitos.
O secretário-geral acrescenta: Trazem com eles diferentes culturas e experiências, mas, ao mesmo tempo, estão unidos na determinação em promover a paz. Ban Ki-moon recorda as muitas missões que desenvolvem as forças de paz nas áreas de conflito e crise.
Também recorda aqueles que perderam a vida durante estas missões de paz: O 60º aniversário dos soldados da paz é uma ocasião para celebrar, mas também para honrar a memória dos nossos colegas desaparecidos.
Durante os 60 anos, mais de 2. 400 homens morreram servindo a causa da paz, dos quais 87 em 2007. Cada um deles é um herói. Hoje empenhamo-nos em garantir que os seus sacrifícios não foram esquecidos e o trabalho fundamental dos capacetes azuis continuará até quando for necessário.