“Ninguém é tão rico que não tenha nada para receber, que é o caso da Portela, e ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar, que é o caso do Guiúa”
“Ninguém é tão rico que não tenha nada para receber, que é o caso da Portela, e ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar, que é o caso do Guiúa”São palavras de Diamantino antunes, pároco de Guiúa, Inhambane, na paróquia da Portela para explicar o protocolo de geminação que vai ser assinado entre as duas paróquia de Portugal e Moçambique, terça-feira, 1 de Junho. O cónego antónio Janela mostrou o interesse da geminação : as nossas comunidades, por vezes tão fechadas, despertam e ganham em consciência e actuação evangelizadoras aos que estão perto na medida em que nos empenharmos por aqueles que estão longe.
Na sessão missionária de terça-feira, 27 de Maio, na paróquia da Portela, foram apresentados vídeos sobre o carisma do fundador dos Missionários da Consolata e sobre o centro de formação do Guiúa, para esclarecer o processo de geminação aos paroquianos da Portela. Diamantino antunes referiu que, antes de partir, explicara aos seus paroquianos: Não vamos pedir. Somos gémeos, temos a mesma dignidade e, sobretudo, temos a nossa experiência de vida cristã para oferecer.
a Igreja em Moçambique tem um papel muito importante, explicou o pároco do Guiúa: Não é de concorrência com o estado, mas em complemento do que o estado não consegue ou não pode. O papel da Igreja é muito importante num humanismo integrado. Não é só um espiritualismo, pois o homem para chegar a Deus precisa de ser ajudado também materialmente.
Não se trata de irmos numa atitude de solidariedade de cima para baixo. Trata-se de dar do que temos para recebermos o que precisamos, lembrou antónio Janela. a consciência missionária desperta, cresce, alimenta-se com testemunhos que brotam do concreto da vida. a presença do padre Diamantino torna-se importante para contactar com os vários grupos da paróquia e os doentes, que são a retaguarda com a sua oração e com a oferta do seu sofrimento.com uma consciência mais clarificada e mais motivada vamos assinar este protocolo.