Encontros com diversos movimentos paroquiais marcam o primeiro dia de animação missionária da paróquia de Cristo Rei, da Portela, Lisboa
Encontros com diversos movimentos paroquiais marcam o primeiro dia de animação missionária da paróquia de Cristo Rei, da Portela, LisboaO pároco de Guiúa, em Moçambique, está na Portela, Lisboa, para partilhar a sua experiência missionária em Moçambique. através de um documentário sobre o Centro de Formação do Guiúa, explica o projecto pastoral da sua paróquia.
O humanismo integral está na base de toda a acção missionária, que, actualmente esbarra com o problema da crise alimentar. O aumento do custo dos cereais é já superior a 50 por cento, uma enorme preocupação para quem tem a seu cargo cerca de 89 pessoas. São as 13 famílias que frequentam o Centro de Formação.
Duas dezenas de famílias frequentam um curso anual de catequese. a par das disciplinas de carácter religioso, recebem formação no campo da agricultura e outras actividades, como informática. No final do curso voltarão para as suas terras, onde serão agentes de desenvolvimento e de evangelização.
a paróquia de Guiúa desenvolve uma vasta actividade de apoio aos idosos e doentes da sua área. Todos os meses, distribui uma saca com géneros alimentares para apoiar as pessoas carenciadas. É um grande esforço, tendo em conta o custo do arroz. Um saco leva metade do salário mínimo.
a proposta de geminação entre as duas paróquias pode dar um contributo para o apoio mútuo em diversas áreas. Geminar tem a ver com gémeos, com igualdade, afirmou Diamantino antunes. apesar da sua pobreza, Guiúa tem algo a partilhar.
a abertura da Feira da Primavera teve lugar neste primeiro dia da Semana Missionária, que se prolonga até ao domingo próximo, 1 de Julho. ainda hoje à noite decorrerá o cine-fórum, onde será apresentado o Centro de Formação do Guúa.