“Como falam de Deus cristãos e muçulmanos?”, interrogam-se os bispos franceses, numa nota publicada pela Comissão de Doutrina. é a continuidade do debate iniciado em Lurdes em Novembro passado
“Como falam de Deus cristãos e muçulmanos?”, interrogam-se os bispos franceses, numa nota publicada pela Comissão de Doutrina. é a continuidade do debate iniciado em Lurdes em Novembro passadoNa assembleia plenária de Lurdes, os bispos de França debruçaram-se sobre o dossier Católicos e muçulmanos na França de hoje. No documento assinado pelo presidente da Comissão da Doutrina, o arcebispo de albi, Pierre-Marie Carré, lê-se: Cristianismo e Islão são religiões monoteístas.
Contudo se se trata do Deus com o qual a criatura humana se põe em relação mediante a fé, então ambas as religiões podem reconhecer-se sem muita dificuldade. E o arcebispo acrescenta, citando o concílio Vaticano II: Há numerosas semelhanças, mas uma convergência tão evidente não pode deixar na sombra diferenças e até oposições radicais.
a maneira de falar de Deus dos cristãos e dos muçulmanos é muito diferente. E a nota sublinha: Convém aprofundar a questão, individuando com cuidado os pontos de força para um verdadeiro diálogo.