Com um discurso securitário, Berlusconi aperta o cerco a imigrantes. agência para os refugiados teme que as medidas aprovadas prejudiquem os requerentes de asilo
Com um discurso securitário, Berlusconi aperta o cerco a imigrantes. agência para os refugiados teme que as medidas aprovadas prejudiquem os requerentes de asiloO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) manifestou a sua preocupação sobre o modo como as medidas recentemente aprovadas em Itália irão afectar o asilo de pessoas – por motivos políticos ou sociais.
a imigração ilegal será criminalizada como parte de um pacote de segurança ao abrigo de novas disposições aprovadas pelo conselho de ministros italiano na passada quarta-feira, em Nápoles.
Compreendemos que os estados enfrentam desafios consideráveis ao lidar com a imigração ilegal, mas estamos preocupados com o impacto potencialmente prejudicial destas novas medidas em matéria de asilo em Itália, afirmou a porta-voz do aCNUR, Jennifer Pagonis, sublinhando que a agência está ansiosa por receber o texto completo das medidas e lê-las em detalhe.
ao abrigo deste novo pacote, os que requerem asilo e vêem o seu pedido recusado podem ter de abandonar Itália, mesmo sem os seus apelos terem sido ouvidos. Também os requerentes de asilo, que muitas vezes não têm outra opção do que viajar irregularmente, podem ser acusados de cometer um crime.
Estas medidas tomadas pelo recém-eleito governo de Silvio Berlusconi é a resposta a um alegado aumento da criminalidade por estrangeiros, nomeadamente cidadãos romenos. a campanha do partido de direita de Berlusconi assentou, aliás, no ataque à imigração e aos imigrantes.