Depois da visita no terreno, Ban Ki-moon garante que um apoio logisticamente bom ajudará a salvar vítimas no país
Depois da visita no terreno, Ban Ki-moon garante que um apoio logisticamente bom ajudará a salvar vítimas no paísO secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, sublinhou esta segunda-feira a importância da ajuda efectiva às vítimas do ciclone Nargis, que devastou a Birmânia, ao observar que os esforços para apoiar os mais vulneráveis ainda estão numa fase muito embrionária.
Os necessitados e os mais vulneráveis dependem do fornecimento de ajuda de urgência, insistiu Ki-moon. Portanto, a ajuda à Birmânia deve ser tão eficiente e logisticamente boa quanto possível. Ki-moon informou que será possível a chegada de aviões maiores de todo o mundo, permitindo mais ajuda no terreno. Esta ajuda vai salvar vidas, rematou.
O Nargis atingiu a Birmânia a 2 de Maio, deixando umas 2,4 milhões de pessoas a necessitarem de assistência humanitária, enquanto a ONU calcula em mais de 100 mil os mortos. a comunidade internacional teme que o atraso na ajuda possa facilitar a propagação de doenças, o que provocará mais mortos.