Novo reitor do Santuário preside à Eucaristia de domingo à tarde na igreja da Santíssima Trindade. a celebração foi animada pelo coro e orquestra do Grupo Musical de Fiães, Feira
Novo reitor do Santuário preside à Eucaristia de domingo à tarde na igreja da Santíssima Trindade. a celebração foi animada pelo coro e orquestra do Grupo Musical de Fiães, FeiraO Magnificat de autor desconhecido, acompanhou a entrada do celebrante, durante o longo percurso, que do fundo do templo conduz ao altar enquadrado pelo belíssimo painel dourado a representar a Jerusalém celeste.
Cerca de meia centena de vozes encheram suavemente o amplo templo, acompanhadas por três dezenas de instrumentos: 10 violinos, três violoncelos, 1 contrabaixo e vários instrumentos de sopro e percussão. O maestro Mário Claro dirigiu superiormente toda esta família.
O presidente da assembleia, Virgílio antunes, reitor nomeado do santuário de Fátima, anunciou e saudou o Grupo Musical de Fiães a celebrar 75 anos de vida. agradeceu desde logo o seu contributo na animação da Eucaristia.
À liturgia da Palavra o Grupo respondeu com cânticos, cuja beleza e unção ajudaram a aprofundar e a interiorizar o seu significado. Mesmo quando parece que não há razões para esperar, temos que continuar a confiar no futuro, porque Deus nunca nos esquece, explicou o celebrante na homilia. E acrescentou: a experiência do amor de Deus vem-nos da nossa experiência de amor aos outros.
No final da celebração, Virgílio antunes agradeceu, mais uma vez, a belíssima contribuição do Grupo Musical na celebração da Eucaristia, concorrendo para que fosse uma forma de arte e desejou-lhe prosperidade ao longo da sua vida. O Halleluia de Handell encerrou a celebração, tendo a assembleia ovacionado o grupo com uma longa salva de palmas. Mais de oito mil pessoas participaram na Eucaristia.
O presidente do Grupo Musical de Fiães, Jaime amorim referiu que, no âmbito da celebração dos 75 anos, estão programadas várias actividades de que se destacam alguns concertos e celebrações religiosas que terminam o ano com a Missa da meia-noite de Natal. além disso têm em agenda diversos concertos para Junho e Julho. Em concertos, o Grupo chega a actuar com um coro de 150 vozes e orquestra com 50 músicos. Dispõe de várias valências, como a Escola de Música, Coro Infantil, Coro de Jovens e Coro de adultos. além disso conta ainda com a Escola de Guitarra Clássica.
Para o futuro, a direcção está envolvida num grande projecto: a construção de um auditório para 450 pessoas, para o que já dispõe de terreno ao lado da sede. Orçamentado inicialmente em 600 mil euros, as exigências colocadas, desde 2001, para o financiamento pelo PIDaC, elevaram o custo para 1,5 milhão de euros. actualmente o projecto está a ser revisto para ser enquadrado no âmbito do QREN (quadro comunitário de apoios estruturais), de modo a ser comportável pelos fundos disponíveis e previsíveis.
Grupo Polifónico na igreja da Santíssima Trindade