Todos os anos, as autoridades portuguesas recebem, em média, 750 participações de desaparecimentos de crianças e jovens
Todos os anos, as autoridades portuguesas recebem, em média, 750 participações de desaparecimentos de crianças e jovensHá pelo menos dois desaparecimentos, por dia, em Portugal. a maioria é do sexo feminino (61 por cento), com idade entre os 14 e os 17 anos:
Há maior incidência nos meses de Maio, Junho e agosto. Os motivos são muito variados e vão desde a fuga até ao rapto por terceiros.
apesar de a maioria dos desaparecimentos não excederem os cinco dias, por se tratarem de fugas, a Linha SOS Criança Desaparecida salienta que houve 17 menores que ficaram por encontrar entre os anos de 2004 e 2007 e que só no último ano foram abertos 34 processos de crianças desaparecidas.
Quanto aos casos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, os números são mais elevados; ultrapassam os 1. 400 novos casos por ano, isto é, quatro crianças abusadas por dia.
O Dia internacional das crianças desaparecidas foi criado na sequência do rapto de uma criança de seis anos – Etan Patz – a 25 de Maio de 1979 em Nova Iorque, sendo que nos anos que se seguiram, varias organizações começaram a assinalar esta data, mas só em 1983 o Presidente dos Estados Unidos declarou o dia 25 de Maio como dedicado às crianças desaparecidas.
Na Europa, o dia 25 de Maio apenas começou a ser assinalado em 2002, pela Child Focus, uma organização europeia não governamental criada no seguimento do desaparecimento de duas meninas na Bélgica em 1998, o mediático caso Dutroux.