“apelamos a todos os católicos e sul-africanas de boa vontade que se esforcem por construir uma sociedade aberta e acolhedora, em que todo o ser humano seja tratado de maneira justa”
“apelamos a todos os católicos e sul-africanas de boa vontade que se esforcem por construir uma sociedade aberta e acolhedora, em que todo o ser humano seja tratado de maneira justa”O bispo George Daniel e os sacerdotes da arquidiocese de Pretoria subscrevem este apelo numa mensagem após os recentes ataques contra cidadãos estrangeiros. a violência explodiu em Joanesburgo e Durban e já chegou à cidade do Cabo. a xenofobia é uma grave ofensa a Deus porque viola a dignidade inata na pessoa humana.
a mensagem recorda que a característica principal da nossa Igreja católica é a sua universalidade. Os seus responsáveis reafirmam o compromisso de oferecer aos imigrantes toda a assistência pastoral que necessitem e apelam às Igrejas e a todos os cidadãos que garantam apoio aos imigrantes.
Ontem, 24 de Maio, milhares de pessoas desceram à rua em Joanesburgo para manifestar a sua repulsa pela violência contra os estrangeiros das zonas pobres do país. Os actos de violência terão já provocado a morte de 50 pessoas, obrigando milhares a abandonar as suas casas. a manifestação foi organizada pelas Igrejas e sindicatos, tendo paralisado o trânsito no centro da cidade. Nos cartazes lia-se: Xenofobia é um mal como o apartheid.
após 48 horas de presença do exército e das secções especiais da polícia nas ruas dos bairros pobres das cinturas urbanas das principais cidades da África do Sul, começam a ver-se os primeiros resultados. a violência tende a diminuir. apesar da melhoria da situação, registam-se ainda actos de violência esporádicos levados a cabo por grupos de jovens desocupados, sobretudo durante a noite.
Segundo a Cruz Vermelha, mais de 25 mil imigrantes foram obrigados a fugir devido à violência dos últimos dias. Muitos deles perderam todos os seus haveres nos ataques que se concluíram, o mais das vezes, com pilhagens e destruição das habitações.