Balanço do terramoto de 12 de Maio passado, que devastou a província de Sichuan, na China, poderá ir além dos 80 mil mortos
Balanço do terramoto de 12 de Maio passado, que devastou a província de Sichuan, na China, poderá ir além dos 80 mil mortosO primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, após o colóquio com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU) revelou os números trágicos do terramoto na zona sudoeste do país. Ban Ki-moon encontra-se em Chengdu, na província de Sichuan, a área do desastre mais afectada.
O número das vítimas pode subir, avisou Wen Jibao. O primeiro-ministro chinês está na zona de Sichuan para seguir pessoalmente as operações de socorro e de assistência a mais de cinco milhões de pessoas que ficaram sem casa.
O secretário-geral da ONU prometeu todo o apoio das Nações Unidas para superar a emergência. Estamos prontos a oferecer ao governo chinês ulterior assistência, se for pedida, para responder ás exigências humanitárias deste desastre.
a ONU já concedeu a Pequim uma ajuda complexiva de oito milhões de dólares, do fundo de assistência para as calamidades. Ban Ki-moon desloca-se ainda a Wenchuan, principal localidade sinistrada, onde se encontrará com uma representação dos habitantes sobreviventes.