Chama-se Suha Rassam. é médica iraquiana, fundadora da organização ICIN e autora do livro “Cristianismo no Iraque”
Chama-se Suha Rassam. é médica iraquiana, fundadora da organização ICIN e autora do livro “Cristianismo no Iraque” a fundadora da organização ICIN (sigla inglesa de Cristãos Iraquianos que sofrem) foi nomeada Mulher Católica do ano. a notícia foi difundida pela mesma organização que tem sede em Inglaterra. É o reconhecimento pela fundação da ICIN, há um ano, para apoiar económica e espiritualmente os cristãos iraquianos que vivem no Iraque e no estrangeiro. O prémio será entregue a Suha Rassam, em Londres, a 10 de Outubro próximo.
O título Mulheres Católicas do ano foi instituído em 1968 por uma rede de organizações católicas. a porta-voz do prémio, Joanna Bogle, explica assim o motivo da atribuição: O prémio é um reconhecimento a mulheres como Suha Rassam, que deram um contributo excepcional à vida católica. as vencedoras não receberão dinheiro, mas somente admiração e apoio das outras mulheres católicas.
Suha Rassam nasceu em Mosul, no Norte do Iraque, tornou-se médica e assumiu a cadeira de medicina na Universidade de Bagdade. Em 1990 foi viver para Londres, onde trabalhou em diversos hospitais, até que em 2005 se reformou.