Os baixos salários são um problema grave, que contribui para a pobreza em Portugal. é preciso aumentar os ordenados e democratizar as empresas
Os baixos salários são um problema grave, que contribui para a pobreza em Portugal. é preciso aumentar os ordenados e democratizar as empresasEm entrevista ao jornal Público, alfredo Bruto da Costa, autor do Um olhar sobre a pobreza defende que é preciso subir os salários e diversificar fontes de rendimento .
O sociólogo considera que é preciso esclarecer as pessoas sobre o apoio dado aos mais pobres e adianta que se não há mudança social, não pode haver erradicação da pobreza. Se os programas não tocam no resto da sociedade, tentam resolver a pobreza dentro do universo da pobreza, mas não estão a resolver as causas.
Bruto da Costa salienta que é tempo da sociedade portuguesa se questionar sobre o porquê desta resistência da pobreza perante tanto esforço, boa vontade, recursos, nos últimos 20 anos (desde acesso à UE). E aponta os baixos salários como consequência das poucas habilitações. Para ler na íntegra, aqui.