Uma imprensa livre, segura e meios de comunicação social independentes são alicerces da paz e da democracia, diz o secretário-geral das Nações Unidas
Uma imprensa livre, segura e meios de comunicação social independentes são alicerces da paz e da democracia, diz o secretário-geral das Nações UnidasMeios de comunicação independentes e acesso à informação capacitam as pessoas e promovem o desenvolvimento. a liberdade de imprensa vai sendo uma meta necessária e desejável para os países que querem dar passos decisivos para a paz e o seu progresso.
Quando a informação flúi livremente, as pessoas ficam equipadas com ferramentas que lhes possibilitam assumir o controlo das suas vidas, observou o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, na sua mensagem para o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, observado a 3 de Maio, todos os anos. Quando o fluxo de informações é dificultado – por razões políticas ou tecnológicas – a nossa função é reduzida . O exemplo presente da asfixia noticiosa do ciclone Nargis, na Birmânia, imposto pela junta militar ilustra bem esta frase de Ki-moon.
Uma imprensa livre, segura e meios de comunicação social independentes são alicerces da paz e da democracia. Os ataques à liberdade de imprensa são ataques ao direito internacional, à humanidade e à própria liberdade – tudo o que a ONU defende, explicitou.
Preocupado com a crescente segmentação dos jornalistas de todo o mundo, e a falta de capacidade em investigar exaustivamente determinados crimes, o secretário-geral da ONU apelou a todas as sociedades para que não poupem esforços para levar à justiça os autores desses ataques.