a diversidade da vida constitui a riqueza natural da terra, a base da vida e da prosperidade para o homem. “Os recursos da vida estão a diminuir a um ritmo alarmante”
a diversidade da vida constitui a riqueza natural da terra, a base da vida e da prosperidade para o homem. “Os recursos da vida estão a diminuir a um ritmo alarmante”O comissário da União Europeia (UE) para o ambiente, Stavros Dimas, lança o alarme por ocasião da Jornada Mundial da Biodiversidade, que se celebra hoje, 22 de Maio. a mensagem é clara. Estamos a privar-nos do nosso próprio futuro. É vital intensificar as nossas acções para salvaguardar a biodiversidade da vida sobre a terra.
O comissário explica que os 27 adoptaram uma série de medidas para tentar travar a redução da biodiversidade: um plano de acção bem estruturado e iniciado, uma vasta rede de áreas protegidas quase completa e um próximo relatório sobre as consequências económicas estão preparados.
Simultaneamente a UE apoia a convenção sobre a diversidade biológica, em curso em Bona, alemanha, com 190 parceiros que se empenharam a reduzir a perca de biodiversidade até 2010.
Mas os 27 deram um passo ulterior, comprometendo-se a travar completamente este problema até essa data. a atenção está concentrada sobre temas como a desflorestação, a criação de áreas protegidas (também marinas), e o impacto dos biocarburantes, que estão a ser discutidos em Bona.