O secretário-geral das Nações Unidas visita as zonas devastadas pelo ciclone Nargis. “Vim para salvar vidas”
O secretário-geral das Nações Unidas visita as zonas devastadas pelo ciclone Nargis. “Vim para salvar vidas”Ban Ki-moon está na antiga Birmânia para convencer o regime militar a aceitar os socorros internacionais. a passagem do ciclone Nargis pelo país causou 153 mil mortos ou dispersos, milhões de casas destruídas, estradas cortadas e comunicações impossíveis. Nas zonas devastadas falta a água potável e o regime militar continua a opor-se à entrada das organizações humanitárias.
Vim para salvar vidas, afirmou Ban Ki-moon. É primeira vez que um secretário-geral da ONU visita a Birmânia desde 1964, quando aí esteve U Thant, ele mesmo birmano. À chegada a Rangoon, Ban Ki-moon foi recebido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Nyan Win. Deverá encontrar-se com o primeiro-ministro, general Thein Sein. Está prevista uma visita às zonas devastadas do delta do Irrawaddy, no Sudoeste do país, a zona mais atingida pelo ciclone a 2 de Maio último.
amanhã, 23 de Maio, o secretário-geral da ONU deverá encontrar-se com o chefe da junta militar, que governa o país. Interromperá a visita para regressar à Tailândia, mas voltará a Rangoon, domingo, para participar numa conferência internacional para a recolha de fundos, que se realiza sobre a égide da ONU e aSEaN – países do Sudoeste asiático.