O cardeal patriarca de Lisboa apelou aos fiéis para que façam a experiência da adoração
O cardeal patriarca de Lisboa apelou aos fiéis para que façam a experiência da adoração a pedagogia pastoral da adoração deve valorizar o silêncio, até que a pessoa entre, através da oração, no silêncio de Deus, que não é ausência, mas presença devoradora. O silêncio de Deus está repleto de vida, afirmou na homilia proferida na Sé, sob o tema adorarás o Senhor teu Deus.
José Policarpo entende que todos os meios que pastoralmente se proporcionarem, devem apenas propiciar elementos para ajudar cada um a ser pessoal, individual, como o tu de Jesus Cristo. Na solenidade que celebra a Eucaristia, no prolongamento da adoração, o cardeal assinalou que a celebração eucarística conduz sempre aqueles que a adoram às atitudes fundamentais da conversão cristã: escutar a Palavra, ouvir o que o Senhor nos quer dizer, deixar-se amar por Ele, tantas vezes na obscuridade silenciosa da fé.
Esse continuar da celebração na adoração, concretiza-se numa das mais tradicionais expressões: a procissão eucarística que percorrerá as ruas da cidade de Lisboa, à tarde, e que termina com a bênção do Santíssimo Sacramento.