Se o diálogo melhora nalguns países, noutros as armas falam mais alto. Há optimismo, mas as Nações Unidas dizem-se atentas à violência que irrompe na região
Se o diálogo melhora nalguns países, noutros as armas falam mais alto. Há optimismo, mas as Nações Unidas dizem-se atentas à violência que irrompe na regiãoO diálogo político melhorou na República Centro africano, prepara-se uma conferência de paz na República Democrática do Congo e no Chade está a ser implantada uma missão de manutenção de paz das Nações Unidas. No fundo, há sinais de progresso a caminho da paz nesta região do continente africano.
O alto representante das Nações Unidas para os assuntos do Desarmamento Sergio Duarte disse que os recentes esforços para promover a paz e a segurança na região têm rendido resultados encorajadores.
apesar do optimismo com os sinais encorajadores, há notícias que preocupam, como a recente onda de violência no Burundi, apesar de as conversações de paz terem sido retomadas, e o não cumprimento de um recente acordo na RD Congo. Esta evolução preocupante, que continua a ameaçar a paz duradoura e estabilidade na região, não retira para já os sinais positivos de outros pontos da região.