Fogem da guerra, atravessam o perigoso golfo de aden, mas sofrem à distância num campo de deslocados. alto comissário para os refugiados constatou-o
Fogem da guerra, atravessam o perigoso golfo de aden, mas sofrem à distância num campo de deslocados. alto comissário para os refugiados constatou-oÉ impossível chegar a este acampamento de Kharaz sem sentir algo de muito forte sobre o sofrimento dos refugiados somalianos. as palavras de antónio Guterres, alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), foram ditas à chegada a um acampamento iemenita para deslocados da Somália que atravessaram o golfo de aden, numa visita de cinco dias.
Muitos deles vivem nestas condições há 16 anos e, infelizmente, aumenta o número dos que fogem à guerra, lamentou o alto comissário. Guterres apelou à comunidade internacional para reforçar a sua assistência aos refugiados somalianos que atingiram o país do Médio Oriente, depois de fazer a perigosa travessia do golfo de aden.
O campo de refugiados de Kharaz situa-se a 140 quilómetros a oeste da cidade de aden. aí o alto comissário reuniu-se com refugiados e funcionários do campo, na sua visita.
Kharaz aloja actualmente umas 10500 pessoas, principalmente da Somália, que procuram ali uma busca de uma vida melhor. No total, mais de 18 mil somalianos atingiram o Iémen só este ano, depois de atravessarem o golfo de aden, onde correm riscos sérios de afogamento, por causa das condições perigosas do mar, e se sujeitam aos traficantes de pessoas e a pilotos que os transportam a barcos degradados. Estima-se que pelo menos 400 pessoas tenham morrido só esta temporada.