Metade dos imigrantes em todo o mundo são mulheres, número que tem vindo a aumentar
Metade dos imigrantes em todo o mundo são mulheres, número que tem vindo a aumentarEste aumento, deve-se ao facto de o padrão tradicional de imigração – primeiro imigrar o homem e só depois a mulher e os filhos – estar a mudar, afirmou a alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural (aCIDI). actualmente as mulheres estão a imigrar sozinhas ou optam por acompanhar o marido, deixando os filhos nos países de origem, disse Rosário Farmhouse.
a responsável alertou ainda para a discriminação e as dificuldades de que os imigrantes do sexo feminino são vítimas, num almoço-debate sobre a modernização das políticas sociais e do modelo social europeu e o impacto das migrações de uma perspectiva transatlântica . além das questões religiosas e culturais, a mulher é logo discriminada no país de origem, quando tem que deixar os filhos.
Elas têm mais dificuldades em aprender a língua e em arranjar uma casa, o que se complica mais se for sozinha. São alvo de discriminações, tendo em conta que a maioria faz trabalhos domésticos e não tem contrato de trabalho, segurança social, nem seguro e, em caso de gravidez desconhecem os direitos que têm no acesso à saúde.