Comunidade portuguesa reflectirá sobre Etty Hillesum e Santa Catarina de Sena. O mote é dado por Tolentino de Mendonça e ana Maria Jorge
Comunidade portuguesa reflectirá sobre Etty Hillesum e Santa Catarina de Sena. O mote é dado por Tolentino de Mendonça e ana Maria Jorge a comunidade em Portugal para a Meditação Cristã tem dois encontros previstos para este mês e o próximo sobre duas referências ocidentais na meditação. Estes Encontros de meditação cristã abordarão Etty Hillesum, pelo padre José Tolentino de Mendonça, e Santa Catarina de Sena, por ana Maria Jorge.
Os dois encontros têm lugar no Centro de Estudos da Ordem do Carmo, em Lisboa. O primeiro momento é a 24 de Maio, com Tolentino Mendonça, que falará de Etty, pseudónimo de Ester Hillesum, uma escritora holandesa de origem judia que nasceu com a I Guerra Mundial, a 14 de Janeiro de 1914, e morreu vítima do nazismo, no campo de concentração de auschwitz, em Novembro de 1943 – toda a sua família directa foi exterminada a caminho ou já neste campo. Etty deixou diários que manteve de 1941 a 1943, quando da ocupação de amesterdão, onde revela uma faceta mística.
Um mês depois, a 28 de Junho, é a vez de ana Maria Jorge transmitir a sua leitura de Catarina de Siena, uma leiga que viveu num convento da Ordem Dominicana, na Itália do século XIV, conhecida por ter ditado – uma vez que era analfabeta – a obra Diálogo sobre a Divina Providência, ainda hoje considerada um dos maiores testemunhos do misticismo cristão e uma exposição clara das suas ideias teológicas e da sua mística. Declarada por Paulo VI doutora da Igreja, em 1970, seria feita padroeira da Europa, por João Paulo II, em conjunto com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz.
Estas sessões da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã – Portugal têm lugar às 15h00, na Rua de Santa Isabel, 128-130, em Lisboa, na rua defronte da Igreja Paroquial.