a associação Portuguesa de famílias Numerosas vai lançar um Observatório para ajudar as autarquias a perceberem quais as medidas mais úteis e eficazes para apoiarem as famílias
a associação Portuguesa de famílias Numerosas vai lançar um Observatório para ajudar as autarquias a perceberem quais as medidas mais úteis e eficazes para apoiarem as famíliasDas 308 autarquias responderam 181 dispostas a avançar para a criação de medidas , disse à Lusa ana Cid, responsável da associação Portuguesa das Famílias Numerosas (aPFN). O objectivo é ajudar a melhoraras políticas de apoio familiar.
algumas autarquias não sabem ou que devem fazer ou como. a ideia deste Observatório é também ajudar os municípios a agir melhor. Queremos ajudar também a que percebam a diferença entre políticas sociais e políticas de família , acrescentou ana Cid.
a aPFN considera como autarquias familiarmente responsáveis aquelas que promovem a conciliação entre família e trabalho junto dos trabalhadores autárquicos ou os municípios que têm medidas de suporte ou incentivo às famílias lá vivem.
Mesmo sem um ranking elaborado, a Câmara Municipal de Vila Real tem sido apontada como exemplo de autarquia amiga da família. Tem um cartão de família numerosa (quando há três ou mais filhos), com direito a apoio social escolar, redução de 50 por cento nas refeições escolares, desconto de 50 por cento em todas as classes do conservatório regional de música e das piscinas municipais e também descontos nas taxas de água, saneamento e lixo.