5. 000 jovens de Génova aplaudem o Papa que brinca: ” a chuva persegue-me”
5. 000 jovens de Génova aplaudem o Papa que brinca: ” a chuva persegue-me” a juventude verdadeira não é a juventude dos anos, do vigor físico, da atitude deslumbrante, da eficiência. É esta a mensagem de Bento XVI deixada aos cinco mil jovens da diocese de Génova, que o acolheram com grande entusiasmo. Parece que a juventude deva ser sinónimo de alegria; mas não é verdade.
Infelizmente há muitos jovens de anos que são velhos por dentro; arrastam-se embora não lhes faltem bens terrenos de cultura, de trabalho satisfatório, de relações e possibilidades. Para o Papa octogenário ser jovem significa ter descoberto as coisas que não passam com o passar veloz dos anos.
O jovem que descobre os valores verdadeiros e nobres não envelhece nunca, mesmo se o corpo segue as suas leis. Tal jovem é-o sempre no coração e irradia juventude, isto é, bondade, porque a bondade escapa ao tempo. Bento XVI acrescentou: Somente quem é bom e generoso é verdadeiramente jovem. Sob um enorme temporal, o Papa brincou: a chuva persegue-me nestes dias; tomemo-la como uma bênção para os frutos da terra e como símbolo do Espírito Santo que rega a terra árida das nossas almas.
Durante a oração do angelus rezada em Génova, Bento XVI lançou um apelo contra as bombas de fragmentação e augurou que se crie um instrumento internacional forte e credível que possa remediar os erros do passado e evitar que se repitam no futuro. O Papa formulou votos de sucesso para a conferência diplomática de Dublim, que inicia amanhã sobre esta matéria.