5500 finalistas de 53 escolas de ensino superior numa assembleia de dezenas de milhares de pessoas participaram na bênção de finalistas
5500 finalistas de 53 escolas de ensino superior numa assembleia de dezenas de milhares de pessoas participaram na bênção de finalistasEste não pode ser um momento banal, ao ritmo da rotina académica. Há momentos da nossa vida que podem marcar o futuro ainda a viver, assinalou o cardeal patriarca de Lisboa, logo no início da homilia da 26a Bênção de finalistas do Patriarcado de Lisboa. aos estudantes disse que o grau (de licenciatura) não é o fim, é antes o início de um longo percurso, marcado pela determinação pessoal, em que o saber progride ao ritmo das exigências da sociedade em que estareis mais comprometidos e em que procurareis as ajudas que vos parecerem mais apropriadas.
Mas nenhum saber específico, cada vez mais centrado num aspecto particular da sociedade, é suficiente para vos garantir a sabedoria, quadro alargado e envolvente da busca do sentido do que se é e do que se faz. Ninguém que fique prisioneiro do seu saber específico terá acesso à sabedoria. Ele deve ser completado com tudo o que nos ajude a captar o sentido da vida e da história.
Para vós, que sois cristãos e que hoje vos afirmais como membros da Igreja, a visão cristã do homem e da sociedade é elemento importante na aquisição da sabedoria, afirmou José Policarpo. aos finalistas exortou para aprender a escutar a Palavra de Deus e da Igreja, e receber daí a luz e a força mobilizadora para a interpretação da realidade. Contra os cristãos praticam a sua fé no templo, mas lêem a realidade da sociedade em chave profana, marcada pela cultura ambiente, que, embora de matriz cristã, se foi afastando dela e caindo na visão secularista do mundo, o cardeal defende que é preciso retomar o hábito de os cristãos se reunirem para analisar a realidade em que estão inseridos, em chave cultural cristã, descobrindo na Palavra de Deus e da Igreja a luz que dá sentido e mobiliza para uma responsabilidade ética de missão e de acção, para transformação da sociedade.