é tí­mido o movimento, mas significativo. Depois de meses de combates, rebeldes chegaram à capital do país para reatarem as conversações para a pacificação do Burundi
é tí­mido o movimento, mas significativo. Depois de meses de combates, rebeldes chegaram à capital do país para reatarem as conversações para a pacificação do BurundiO secretário-geral das Nações Unidas congratulou-se com a chegada esta sexta-feira à capital do Burundi de uma delegação do Palipehutu-FNL, o grupo rebelde envolvido em mortíferos combates com as forças governamentais nas últimas semanas, para um reatamento das conversações de paz.
Ban Ki-moon instou vivamente a delegação do Palipehutu-FNL a empenhar-se em boa-fé na Comissão Conjunta de Verificação e acompanhamento Político, a última fase do processo de paz do Burundi, que se está a realizar em Bujumbura.
O secretário-geral continua profundamente preocupado com os combates em curso e que tem o sofrimento infligido à população, esclarece a nota de Ki-moon, lida por um porta-voz. O mesmo texto apela ao Governo e ao Palipehutu-FNL a cessarem imediatamente as acções militares e que tomem medidas para criarem confiança no processo de paz.
Dezenas de pessoas morreram nos últimos meses em confrontos em Bujumbura e arredores, apesar da assinatura de um cessar-fogo em 2006 entre o Governo e as forças do Palipehutu-FNL, o último grande movimento rebelde, após o fim da brutal guerra civil entre a maioria hutu e a minoria tutsi.