Nações Unidas apoiam Governo timorense a manter o preço do arroz controlado. Uma forma de minimizar o impacto da crise no país
Nações Unidas apoiam Governo timorense a manter o preço do arroz controlado. Uma forma de minimizar o impacto da crise no paísNão há risco de fome em Timor-Leste. a frase que tranquiliza é de Finn Reske-Nielsen, representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para o território. O responsável garantiu esta quarta-feira, aos jornalistas em Díli, que os timorenses têm acesso a arroz e outros alimentos.
as Nações Unidas estão a dar uma grande ajuda ao Governo timorense para manter o preço do arroz controlado.como parte de seus esforços para minimizar o impacto da crise alimentar global sobre este jovem e empobrecido país, o arroz tem sido tabelado o mais baixo possível. Em todo o mundo, o preço deste cereal disparou 200 por cento em um ano. Se, nestes últimos 12 meses, o aumento de cerca de 40 cêntimos fixou o preço do quilo nos dias de hoje em 1,30 dólar, em Timor-Leste, o cidadão consegue adquirir um quilo por 50 a 60 cêntimos.
O país tem 7500 toneladas de arroz armazenadas e irá importar outras 16 mil toneladas. Estimamos que estas reservas alimentares sejam suficientes para as necessidades de um futuro imediato, disse Finn Reske-Nielsen. E esta solução a curto prazo dará tempo para o Governo trabalhar em soluções a médio e longo prazo, mais duradouras, afirmou o representante.